Realidade Virtual: O grande passo no mercado dos games que deve dar certo

Realidade Virtual: O grande passo no mercado dos games que deve dar certo
Playstation VR

Que o mundo dos games evolui na velocidade da luz ninguém discorda, porém de uns tempos pra cá a evolução tomou um novo rumo. Além da evolução que conhecemos com grandes jogos de trilhas sonoras impecáveis e gráficos de última geração, algo que ganhou destaque foram os Óculos VR.


Virtual Box, console de realidade virtual da Nintendo

Essa ideia de realidade virtual não é recente, pois em 1995 foi lançado pela Nintendo o famoso e Virtual Boy que, óbvio, era um console teoricamente 3D. No entanto, diante das falhas tanto gráfica quanto de jogabilidade, ele acabou se tornando um verdadeiro fracasso. Diferente dos Óculos VR que podemos ficar de pé com ele, já que tem um suporte pra fixar em nossa cabeça, o Virtual Boy só seria "útil" se você direcionasse sua cabeça até ele. Totalmente diferente da atualidade. Só que não é apenas esse o problema, além da dor na coluna devido as horas jogando sentado numa cadeira com o console posto à sua mesa, naquela época não tinha tanta qualidade gráfica assim, então as cores preta e vermelha davam dores de cabeça em poucos minutos de jogo.


Jogos Virtual Box da Nintendo

Hoje você tem uma probabilidade bem remota de encontrar um console desse, como também não é nada fácil conseguir as fitas dos poucos jogos que foram lançados. Claro que pode até encontrar, mas já prepare o seu bolso!


Há vários anos você já pôde se aventurar em jogos 3D no PC. Nele é possível ter uma profundidade maior como também aumentar um pouco o realismo e imersão dos jogos, porém é longe de estar na realidade virtual ou aumentada, mas não deixa de ser interessante. Quem conseguir a chance, sugiro que experimente, joguei recentemente o game Sniper Elite e foi bem divertido por sinal.

Playstation VR Realidade Virtual

Depois de praticamente só pensarmos em realidade virtual pra PC ou um console dedicado, chegou o óculos de realidade virtual para PlayStation 4, um dos jogos que mais chamou a atenção foi o Batman Arkhan VR, mas outro game que ainda não lançou, porém promete ser ótimo na realidade virtual é o Resident Evil 7. Possivelmente esse será o Resident Evil mais diferente da franquia, mas também depois de ter colocado tanta fantasia no decorrer dos lançamentos, um joguinho com os Óculos VR não faz mal. Outro excelente exemplo de jogo em realidade virtual é o premiadíssimo Job Simulator: The 2050 Archives, onde você pode trabalhar na cozinha de um restaurante, oficina mecânica, loja de conveniência ou até mesmo em um escritório e claro que sem faltar humor.

Confira: Grandes franquias de jogos que não eram para existir.


Jogos para Playstation VR

Temos ótimos jogos e tudo isso é apenas o inicio, além de que muitas empresas de grande porte ainda devem se interessar por isso, futuramente teremos excelentes títulos para realidade virtual e esperamos que esse acessório se torne mais acessível como o Kinect. Acho eu que os Óculos VR foi um tapa na cara do Kinect.

No início eu ficava com o pé atrás sobre os jogos, mas quebrei a cara ao ter duvidado um pouco dos desenvolvedores que estão sabendo muito bem como explorar esse novo jeito de fazer e jogar vídeo game.
Um jogo que eu adoraria ver em realidade virtual é o Blue State - meio desconhecido, - mas joguei sua versão PC e adorei. Outra coisa é que pensei em muitas possibilidades de jogos que dariam certo, mas ainda não apareceram no mercado, imagina um usando o move de luta de espadas multiplayer, claro você fica parado, mas seria divertido, ainda poderia ter várias armas, magias, as possibilidades são muitas e acredito que jogos assim podem talvez surgir daqui um tempo.


Virtuix Omni e Playstation VR

Algo muito impressionante foi a Virtuix Omni que é nada mais, nada menos, que uma espécie de esteira omnidirecional. Seu objetivo é fazer com que os jogadores possam andar dentro do jogo sem ter que apertar nenhum botão do controle. Claro que pra essa tecnologia chegar nas casas pode demorar bastante, mas existem espaços para jogar e a esteira estava na BGS 2016 para as pessoas testarem.

Jogos em realidade virtual sem o controle estão chegando cada vez mais e melhores, mas os jogos com os controles nunca irão sair de moda, podem ficar tranquilos - eu acho.

Se você já viveu uma experiência com Óculos VR não deixe de comentar aqui com a gente!

Deixe de preguiça e comente a sua opinião aqui embaixo! =)