O que é a Deep Web e como acessar?

O que é a Deep Web e como acessar?
Como entrar na Deep Web

Depois de uma tour que fiz na Deep Web e publiquei aqui no Geek Coming há meses atrás e várias pessoas visitando nossos artigos antigos sobre esse assunto, decidi ensinar a melhor maneira de acessar as profundezas da internet, mas antes é preciso saber um pouco sobre o lugar "obscuro" que poucos tem coragem de ir (por culpa da mídia poluente) e também sobre os mergulhadores que vivem por lá.

Depois de ler o nosso artigo, volte aqui em cima para conferir a nossa tour:

Episódio 1: Deep Web - O lado bom ou ruim da internet. O que é a Deep Web?

Episódio 2: Deep Web - O lado bom ou ruim da internet. Seja um bom mergulhador Part. 1

Episódio 2: Deep Web - O lado bom ou ruim da internet. Seja um bom mergulhador Part. 2

Temos muito o que dizer e esse artigo não é nem a metade do ensinamento que você pode ter. Sinta-se confortável onde está agora para nada atrapalhar a sua leitura. Vamos lá!


Não defina o termo "Hacker" apenas para uma pessoa má!

Realmente não são muitas pessoas que querem fazer um mergulho mais profundo por terem medo, não de encontrarem algo que não querem ver, mas principalmente de terem seu computador, tablet ou celular invadidos por algum Black Hat. Calma, Fábio!!! Que diabos é Black Hat?

Os Hackers têm suas áreas específicas e geralmente são classificados por cores de chapéu como: Black Hat (Chapéu Preto), Gray Hat (Chapéu Cinza) e White Hat (Chapéu Branco).

Muitas pessoas dão o termo hacker para criminosos da internet, mas não é bem assim e se você é uma pessoa que usa isso para gente que faz o mau uso da internet, desculpe, mas isso está errado. Nós Geeks e escritores costumamos usar os termos, Black Hat, Gray Hat e White Hat, para definir diferentes grupos de Hackers com base no seu comportamento.

A palavra "Hacker" é bastante controversa, pois pode ser dada para alguém que rompe a segurança de computadores, algum tipo de desenvolvedor em software livre ou movimentos de código aberto.


Black Hat

O que é Black Hat

Esse é um grupo de hackers que infelizmente a mídia poluente parece focar. Os Black Hats são responsáveis por violar os sistemas de segurança dos computadores para obterem ganho próprio como: roubar números de cartões de crédito ou um "pacote completo" da identidade pessoal de alguém com o objetivo de vender para pessoas que querem "mudar de identidade". Eles podem até mesmo usar os computadores para criar uma Botnet que é usada para gerar ataques DDOS contra websites.

Infelizmente a mídia que mostrar para as pessoas que Hackers são criminosos e esquecem ou escondem a verdade para as pessoas.


Gray Hat

O que é Gray Hat

Os Gray Hats é um grupo de Hackers que fica entre Black Hat e White Hat, pois não têm a frieza de um criminoso e muito menos a paciência de um "mocinho". Eles geralmente violam sistemas de computadores, invadem websites, mas nada disso é feito para ganho pessoal, porém eles não pedem permissão para isso. É bem óbvio que não podem ser chamados de Black Hats, pois esses cometem crimes para ganho próprio. Claro que a invasão de um website ou sistema de computador sem permissão do proprietário é ilegal.

A invasão de um Gray Hat pode ser boa e ruim ao mesmo tempo. Alguns invadem e notificam o proprietário, dando tempo deles corrigirem a falha, mas outros encontram a vulnerabilidade e divulgam publicamente. Se o local invadido "valer à pena" com certeza vai ter uma carnificina de Black Hats aproveitando da situação.


White Hat

O que é White Hat

Esses são os mocinhos. O termo White Hat é dado para Hackers especialistas em comprometer sistemas de segurança e outros atos totalmente éticos e legais que é bem diferente dos Black Hats. Muitas organizações contratam White Hats para testarem seus sistemas de segurança nos computadores ou websites, o profissional usa seus conhecimento na área e ao conseguir encontrar alguma falha, ele imediatamente entra em contato com os proprietários para saberem sobre o problema. Isso é mais conhecido por "Pen Test" ou "Teste de Penetração".


O que é a Deep Web?

O que é a Deep Web

Depois de saber sobre a parte mais importante, os Hackers na classificação dos chapéus, você precisa ficar por dentro do que realmente é a Deep Web.

Existem várias teorias sobre o surgimento da Deep Web, mas a que eu mais acredito é que elas foi criada antes da surface (web comum) com o objetivo de ser uma "rede virtual oculta", apenas "convidados" poderiam fazer parte disso e que ela possivelmente tenha sido descoberta com a criação dos motores de busca utilizados pelos mergulhadores de águas rasas.

A Deep Web é um conjunto de sites impossíveis de serem acessados por links padrões, geralmente iniciados com "www" e para você que está acostumado , ou não, aos acesso normal da web, pode notar uma grande diferença, afinal os domínios na maioria das vezes são códigos alfanuméricos (letras e números) e o sufixo nunca será ".com", mas ".onion".

Os links da Deep Web não podem ser encontrados nos motores de busca padrões, por exemplo, Google ou Bing. A Deep Web é 500 vezes maior que a surface (web comum) e mesmo que o seu tamanho seja gigantesco nem todas as pessoas têm acesso à vários sites por serem criptografados, apenas quem tem sua "chave" pode acessar.

A Deep Web não é organizada em camadas, mas através de redes de computadores totalmente independentes entre si.

Se já disseram pra você que a Deep Web é um acúmulo de lixo na profundeza da internet, essa pessoa está totalmente errada e se tirou essa própria conclusão sozinho, retire isso da sua cabeça. As melhores partes da Deep Web são os fóruns e bibliotecas, onde você poderá adquirir muito mais conhecimento sobre qualquer assunto que queira se aprofundar.


A Deep Web é um local perigoso?

Como entrar na Deep Web

Depende de você!

Já ouviu falar na frase "quem procura acha"? É basicamente isso dentro ou fora do mundo virtual. A Deep Web é sim um local perigoso, mas você só vai ter acesso àquilo que procurar. Se está em um fórum de literatura e lá tem algum link, você com certeza será direcionado para um local que fala do mesmo assunto, assim como pode estar procurando por canibalismo que também vai conseguir encontrar. Você só vê o que quer!

Não faça, jamais, download em sites que você não sabe se são confiáveis, pois a quebra do seu anonimato poderá ser fatal. Num lugar sem leis, você estar vulnerável é o maior perigo, pois pessoas más podem facilmente fazer com que seu computador seja infectado e invadido, possivelmente essas pessoas podem até mesmo retirar alguma coisa importante e/ou secreta para você.

Entre 2013 e 2015, o FBI derrubou os três maiores servidores da rede Tor da Deep Web, tais como: Freedom Hosting, Silkroad (acabou ressurgindo em outros endereços) e Evolution. O mercado negro começou a cair drasticamente à partir desse momento, milhares de usuários foram expostos às autoridades e os criminosos ficaram numa verdadeira "sinuca de bico". Os administradores ficaram com medo, decidiram desligar os seus servidores e desaparecer do mapa, mas levaram cerca de US$12 MI em Bitcoins.


Vamos para a Deep Web:

Tor Browser Deep Web

Não é possível afirmar uma maneira única de conseguir mergulhar na Deep Web, pois como eu havia dito, ela é uma rede de computadores independentes entre si sem nenhum vínculo. O método muito utilizado por inúmeras para ter acesso seguro aos links é por meio do Tor, um software de código aberto que vai permitir o seu anonimato.

Primeiro leia o que irei lhe ensinar para depois começar a colocar em prática, exceto se você quiser correr o risco de fazer tudo errado ou talvez já saiba como funciona a "receita".

Primeiro passo:

Você precisará baixar o Tor em seu computador, mas atenção que isso serve apenas para Windows, MAC ou Linux. Não muito atualmente o site oficial do Tor atualizou e trouxe uma versão para tablets e smartphones baseados em Android, mas isso talvez fique para uma outra oportunidade caso você queira, qualquer coisa é só pedir na caixa de comentário lá embaixo.

Para baixar o software basta clicar aqui e você será direcionado para o site oficial do Tor para escolher qual software que é compatível com o seu computador. O mais ideal quando chegar no site oficial do Tor é baixar o Tor Browser que é basicamente uma adaptação do Firefox só que pré-configurado para ter acesso seguro à rede.


Segundo passo:

Agora que você já baixou o instalador, é necessário que abra-o e siga as instruções que aparecerão em sua tela. O sistema irá perguntar se você tem uma internet "livre de obstáculos", exceto se sua rede for filtrada, mas basta clicar no botão "Connect" e aguardar o navegador abrir.


Terceiro passo:

Tor Browser Deep Web
Imagem: Funcionamento do Tor

À partir deste momento você já está conectado ao Tor e pode navegar anonimamente na Deep Web. O software irá se conectar em uma máquina do Tor que ao fazer isso ele irá repetir o processo de conexão em outra máquina e assim sucessivamente, tudo funciona exatamente como um túnel e o seu IP não será descoberto, pois seu computador está aparecendo com um IP de outro nó da rede.

Você leu ali em cima que não tem como acessar a Deep Web pelos motores de busca da surface (web comum) como: Google e Bing. Esse é o motivo de você ter que "ralar" para encontrar links da Deep Web, porém não é difícil como muitos acham, desde que você tenha um diretório de links.

Estou deixando um link que eu prefiro chamar de "Portal dos Mergulhadores", mas seu nome verdadeiro é "Hidden Wiki", esse é o diretório de links mais famoso do Tor e nele você encontrará uma grande lista de links para sites, fóruns e outras páginas. Lembre sempre da frase "quem procura acha"!

Abra esse link apenas no Tor Browser e jamais no seu navegador comum.

Link: zqktlwi4fecvo6ri.onion/wiki/index.php/Main_Page

Eu optei por deixar esse link apenas como um texto para você não correr o risco de acidentalmente clicar nele e ir para a Hidden Wiki usando o navegador comum, então copie o link acima e cole no Tor Browser.

ATENÇÃO:

Deep Web

Antes de entrar em algum site da Deep Web, exceto o Hidden Wiki, eu quero deixar um aviso importante. Você está mergulhando em águas sem leis e por isso é muito fácil de encontrar conteúdos censurados na surface (web comum) como: vendas de armas e drogas, contratação de serial killer, canibalismo ou pornografia infantil, mas existe muito mais coisas que não poderá encontrar aqui na surface (web comum). 
Alguém já te disse que o FBI irá atrás de você se por acaso tentar entrar na Deep Web? Se sim, esqueça essa afirmação, pois ela é totalmente inútil, exceto se você queira mergulhar para fazer coisas ruins.




Considerações finais:

A Deep Web é realmente muito grande, bem maior que este artigo e nós temos muito o que falar dela aqui pra você. Dificilmente iremos publicar artigos sobre a Deep Web com grande frequência, então caso você seja um leitor com sede desse assunto peça para que nós possamos continuar e assim iremos!

Tem alguma dúvida sobre a Deep Web, quer mais artigos sobre ela ou está com alguma dificuldade em acessar o link da Hidden Wiki? Deixe o seu comentário logo abaixo que nós iremos te responder!

Deixe de preguiça e comente a sua opinião aqui embaixo! =)